• ICP

Fisiologia & Coaching

Por Renato Morandi

Fisiologia é o estudo de como organismos biológico vivos funcionam. O termo "homeostase" é aplicado a tendência dos organismos vivos manterem o equilíbrio. O corpo humano está constantemente trabalhando manter o equilíbrio em diferentes situações, por exemplo: apesar da temperatura externa, nossa temperatura interna permanece constante; seja andando, deitado, sentado ou correndo, nossa pressão sanguínea e batimentos cardíacos ajustam-se continuamente para manter as funções em seu estado ótimo.


A tensão entre mudança e estabilidade cria ritmos mentais e físicos, padrões que se repetem de várias formas. Se prestarmos atenção nesses podemos observar esses padrões.


Existem ritmos que se alternam, mais de uma vez ao dia a cada aproximadamente 90 minutos, entre um foco ativo em estímulos externas e foco interno passivo nos próprios sentimentos e pensamentos (Rossi 1991). Esses ciclos de 90 minutos são também aplicados ao sono.


Coaches aprendem a ser sensíveis ao aumento e decréscimo de energia que ocorrem nos clientes durante as sessões.


Pesquisas mostram que o cérebro faz conexões inesperadas, momentos de "aha!", quando paramos de trabalhar no problema e fazemos outras coisas (Rock 2006). Tomando isso em conta, nós podemos ser mais efetivos se trabalharmos em uma tarefa com dificuldade mental por 45 minutos a cada hora e fazer outras coisas nos 15 minutos restantes.


O cérebro humano tem um cortex pré frontal significativamente grande comparado a outros animais. Acredita-se que esta parte do cérebro está envolvida com "funções executivas", ou habilidades de monitorar e gerenciar para atividades. Estas atividades incluem estabelecer metas, planejar e reconhecer padrões.


Desta perspectiva ter um Coach é como adicionar um cortex pré frontal extra ao nosso cérebro. Em outras palavras o cérebro do Coach suporta o cérebro do Cliente para planejar, estabelecer metas e notar padrões e melhor administrar funncionamento geral.


Fazendo uso de um Coach pode-se sair dos detalhes e observar como nós funcionamos de um meta-nível ou perspectiva maior.


O Coach pode observar o sistema do Cliente e auxiliá-lo a discernir padrões que o Cliente por estar muito próximo poderia levar muito tempo para perceber por si.


Pense na aplicação destes conceitos também em casos de Líder-Equipe, Professor-Aluno, Coordenador- Participantes em reuniões e outros.