• Admin

Inovar para viver

Por Margarete De Boni e Renato Morandi

Inovar é fazer algo diferente do que foi feito até então naquele ambiente conhecido.

Para que Inovação aconteça, PRESENÇA é fundamental! Em momentos de incertezas, surgem demandas para novos modelos de pensamentos, negócios, relações... Surgem também oportunidades de desenvolvimento a partir de autoconhecimento.

A grande quantidade de informações, aliada ao momento único que existe hoje, pode ser fonte de ansiedade e medo, gerando uma série de ações ou bloqueios, que interferem na clareza necessária para tomar decisões e na busca de alternativas para lidar com o contexto que se apresenta.

A PRESENÇA é baseada em experiências concretas, em dados e fatos, para ter clareza sobre a realidade e reconhecer o contexto. É importante salientar que, em tempos de incerteza, o que se sabe neste instante pode mudar rapidamente. Não existe uma rotina ou uma validade prolongada das informações.

A partir desta clareza, torna-se possível refletir e dar significado a pensamentos e sentimentos, considerar a realidade, as experiências do passado, reconhecer recursos internos e externos. O resultado deste processo é adquirir consciência para lidar com o PRESENTE.

A possibilidade de mudança surge a partir desta consideração. E essa mudança, baseada em experiência, em tentativa e erro, apoia o crescimento e surgimento de novas possibilidades. Inovar é experimentar estas aplicações em cada momento vivido.

PRESENÇA é a base para inovar, condição para fazer algo diferente do que se conhecia até então no contexto. Vamos experimentar?